Atividades e Histórias

Jogos, Brincadeiras (cantadas, de mãos), Histórias, Parlendas, Trava-línguas e Expressões Artísticas.

Jogos

O Jogo é atividade física ou intelectual ligada a ações que estabelecem relações com regras específicas. Kishimoto (2011, p. 27) define:

A existência de regras em todos os jogos é uma característica marcante. Há regras explícitas, como no xadrez ou amarelinha, regras implícitas como na brincadeira de faz de conta, em que a menina se faz passar pela mãe que cuida da filha. São regras internas, ocultas, que ordenam e conduzem a brincadeira.

Nesse sentido, o jogo tem se mostrado território fértil para a formação da capacidade imaginativa, em particular, aqueles jogos em que a criança desempenha papel determinado. Quando joga, a criança faz uso de elementos concretos, presentes no ambiente próximo a ela, atribuindo funções determinadas para tais elementos.

Para Rubinstein (1973, p. 120), o desenvolvimento da imaginação infantil, tal como da percepção, do pensamento, etc.; não deve ser interpretado como uma sobreposição de formas desligadas entre si, estando cada uma delas vinculada apenas a uma determinada idade e coordenando-se precisamente essas formas somente com uma determinada idade. A imaginação manifesta-se na criança numa variedade de formas, das quais uma é especialmente característica. São essenciais para isso não somente as diferenças de idade, como também as diferenças individuais.

É certo que a criança pré-escolar apropria-se de grande quantidade de informações, mas é igualmente verdadeiro que só mais tarde ela conseguirá operar com tais informações. Esse processo de apropriação e elaboração implica em aprendizado, em oportunidades formativas. Durante os quatro primeiros anos de vida, a criança detém-se em fatos do presente. Nesse período, a apropriação não ocorre de modo consciente, isto é, não há organização desta apropriação. A criança retém os fatos na memória sem finalidade aparente. Essa atitude é produto de sua atividade predominante, que tem como base o jogo, o lúdico. A atividade lúdica facilita o desenvolvimento não só de memória voluntária, mas também da atenção voluntária, criando reforço emocional que possibilita à criança recordar os seus atos.

Brincadeiras

Assim como os jogos, as brincadeiras são meios altamente contributivos na educação dos sentimentos. Constituem uma boa forma para se empreender comportamentos emocionais, tais como respeito mútuo, consideração pelo outro, companheirismo etc. Os jogos vivenciados pela criança possuem sempre um caráter emocional. Fazem surgir fortes sentimentos, que vão sendo controlados no processo de internalização das regras presente nas atividades lúdicas.

Segundo Kishimoto (2011), ao brincar, a criança mergulha no universo lúdico. Nesse momento, ela pode ser o que ela quiser, é quando se observam todos os sentimentos da criança. Ao brincar, a criança vai ordenando e reelaborando o mundo a sua volta.

Histórias

Por volta dos três ou quatro anos de idade as crianças já compreendem e gostam de ouvir histórias de conto de fadas ou narrativas de algum fato conhecido. Ao escutar e compreender o que os adultos estão lhe transmitindo, as crianças vão interiorizando o conteúdo social da linguagem, bem como sua função como meio para transmitir conhecimentos. A compreensão da linguagem alcança um alto nível de desenvolvimento, tornando-se instrumento regulador do comportamento.

Enquanto os adultos podem mostrar diretamente o que, como e quando a criança precisa fazer algo, ou podem dispor da linguagem oral, para designar-lhe as mesmas coisas. Quando a criança convive em um ambiente em que a comunicação é fluente e rica em conhecimentos, um ambiente que lhe possibilita ampliar suas relações, há considerável crescimento de sua atividade verbal e, com ele, de suas capacidades intelectivas. Por isso a importância de se contemplar espaços como este, onde a fantasia e a imaginação se façam presentes.

Parlendas

As Parlendas são textos rimados em versos, com ritmo e sonoridade. As parlendas integram o cenário infantil brasileiro há muito tempo e sempre são carregadas de simbologia, traduzindo nossa ancestralidade. Ainda fazem parte do folclore brasileiro e representam uma importante tradição cultural do nosso povo.

Trava-Língua

É um jogo verbal, uma forma de aprendizado lúdico para crianças, adolescentes e adultos. O principal desafio do trava-língua é conseguir reproduzir, com clareza rapidez, versos ou frases que possuam uma pronúncia difícil. Os trava-línguas são usados em jogos verbais populares, de ligeireza e clareza de articulação. Assim, devem ser memorizados e ditos com rapidez, sem que haja trocas ou erros de pronúncia.

Alguns exemplos disponíveis no site Significados (2015):

“Pedro tem o peito preto, o peito de Pedro é preto. Quem disser que o peito de Pedro é preto, tem o peito mais preto que o peito de Pedro”.

“A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada”.

“Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será”.

“Há quatro quadros três e três quadros quatro. Sendo que quatro destes quadros são quadrados, um dos quadros quatro e três dos quadros três. Os três quadros que não são quadrados, são dois dos quadros quatro e um dos quadros três”.

“Chupa cana chupador de cana na cama chupa cana chuta cama cai no chão”.

“No vaso tinha uma aranha e uma rã. A rã arranha a aranha. A aranha arranha a rã”.

“Quero que você me diga sete vezes encarrilhado, sem errar e sem tomar fôlego: vaca preta, boi-pintado”.

“Olha o sapo dentro do saco. O saco com o sapo dentro. O sapo batendo papo. E o papo soltando vento”.

“Pedro Pedroca é prestativo e presta serviços na pedreira”.

“Três dragões graduados e trinta brincos trincados”.

“Porco crespo e toco preto. Toco preto e porco crespo”.

“O rato roeu a roupa do rei de Roma”.

“Pinga a pia, apara o prato, pia o pinto e mia o gato”.

“O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa”.

“Quico quer quaqui. Que quaqui que o Quico quer? O Quico quer qualquer quaqui”.

“Três pratos de trigo para três tigres tristes”.

“Luzia lustrava o lustre listrado, o lustre listrado luzia”.

“Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores”.

Expressões Artísticas

É uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura por meio de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. São expressões artísticas, as Danças, música, teatro e artes plásticas.

Música

A Música é a expressão artística mais antiga conhecida pelo Ser Humano. Manifestada por meio de sons, ruídos e silêncios por meio da voz, do corpo, de objetos sonoros e instrumentos musicais, a música trabalha com a pulsação, a respiração, o caminhar, a fala, enfim, envolve todos os nossos movimentos.

Artes visuais

As artes visuais representam um conjunto de manifestações artísticas. Manifestam-se por meio de pontos, linhas, formas, cores, texturas entre outros.

Teatro

Fazendo uso da dramatização individual ou coletiva, o teatro nos auxilia a expressar e entender a realidade que nos cerca.

Dança

A partir de movimentos corporais livres ou dirigidos, a dança está presente em nossa história desde os primórdios. Ela é a expressão cultural de um povo.