APORTE TEÓRICO

A Brinquedoteca
é um espaço adequado para proporcionar à criança o brincar, estimulando a (re)construção de conhecimentos socialmente produzidos e historicamente acumulados; a exploração de brinquedos e jogos, possibilitando o autoconhecimento, a autoconfiança, a criatividade, a autonomia, o entendimento de relações, a internalização de regras de comportamento e normas de conduta.

Pensar a Brinquedoteca é ir além da didatização do lúdico, de uma perspectiva utilitarista, pragmática da brincadeira e do jogo. Pelo contrário, como destaca Fortuna (2011, p. 177), não é um espaço simplesmente ocupado; antes, é um espaço vivido e pode ser lugar de aventura (surpresas, imprevistos, obstáculos, desafios), mistério (charadas, enigmas e “climas”), vertigem (saltos, quedas), curiosidade (descoberta e desvendamento), expressão (ritmo, movimento, música, narrativa, fantasia, linguagem), reflexão (pensamento, raciocínio), alternância entre situações calmas e movimentadas e entre estar só e acompanhado.

Partindo desse pressuposto, a Brinquedoteca virtual oferecerá atividades que busquem, em primeira instância, os aspectos psicológicos, afetivos, cognitivos e motrizes de forma lúdica e prazerosa. Isso se torna possível por ser, a Brinquedoteca, uma oficina lúdica que desperta o prazer de explorar e vivenciar diversas experiências, além de ser um espaço de pesquisa para acadêmicos e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia, como também das demais licenciaturas.